terça-feira, 16 de junho de 2009

Pra Refletir ...


"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."


Che Guevara

O QUE FAZ A FALTA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE ...



Em pleno século 21, um batalhão de amputados surge todos os meses no Rio em virtude de complicações provocada por uma doença bem conhecida: a diabetes. Dados obtidos pelo vereador Carlos Eduardo (PSB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, mostram que, somente no ano passado, 1.403 pessoas tiveram partes dos membros inferiores, como pés e pernas, removidos em hospitais públicos - mais de cem pacientes por mês, em média. O número faz do Rio a cidade que mais amputa no país, conforme matéria publicada neste domingo no jornal O Globo . As condições precárias de atendimento aos diabéticos, que são 7,47% da população do estado, constatadas num estudo publicado pela revista especializada "The review of diabetic studies", são apontadas como causa da maioria das complicações.
O número de amputações na cidade, registradas pelo Ministério da Saúde, foi considerado alarmante pelo vereador. Das 1.403 pessoas que passaram pelo procedimento no ano passado, 601 tiveram dedos do pé removidos; 69, o pé inteiro; 584, a perna na altura da coxa; e 149, a perna inteira. Os meses com mais registros foram janeiro e fevereiro, com média de seis amputações por dia. Em todo o estado, foram 2.380 amputações no ano passado, o maior número do Brasil.
Os diabéticos também enfrentam um calvário para conseguir remédios de distribuição gratuita. Alguns hospitais, como o da Lagoa e o Hupe, até criaram laudos padronizados para fornecer aos pacientes, para que eles possam ingressar na Justiça e pleitear os remédios. No ano passado, 2.369 processos sobre fornecimento de medicamentos para diabetes e outras doenças foram propostos no Tribunal de Justiça. Em 2007, foram 856, até março.


Publicado no Jornal O Globo em 27/05/2007

Pra refletir

"... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida."


Clarice Lispector

Projeto Ilumine ... levando luz e cuidado a quem precisa!

A Arte Perdida de Cuidar

A arte do cuidado é esssencial para o profissional de saúde! Mas parece que esta arte está se perdendo diante dos avanços tecnológicos da contemporaneidade. É preciso regatar a arte perdida de cuidar ...
O texto que se segue traz uma interesssante reflexão sobre a arte de cuidar:


"Avançamos de maneira extraordinária no conhecimento das doenças, mas esquecemos do ser humano enfermo e, equivocadamente, passamos a tratar doenças de pessoas e não de pessoas que circunstancialmente estão doentes. Os jovens estudantes são educados a operar
equipamentos e proceder a leituras de incontáveis variáveis biológicas, mas não são orientados a reconhecer o ser humano como unidade biopsicossocial e espiritual."


José Eduardo de Siqueira

Clique aqui para ler o texto na integra .